Antes de mais nada é estritamente obrigatório a instalação do SDK do Android em seu computador. Tomei o livre arbítrio de não postar aqui como configurar sua máquina pois você pode encontrar um tutorial altamente explicativo no Blog Poli Android.
Para quem não sabe Android é a combinação de duas linguagens de programação, Java + XML, onde em um diretório padrão chamado layout está o arquivo main.xml. Este arquivo guarda recursos utilizados na aplicação da tela, como botões, áreas de botões, textos e etc...
Descreverei aqui rápidamente algum de seus recursos:
- <TextView>: Cria um gump na qual exibirá um texto.
- <EditText>: Cria um gump nada tela de edição de texto. Usado para introduzir valores para o aplicativo dar algum retorno ou pode ser usado para que o aplicativo introduza textos ou números.
- <CheckBox>: Gump na qual esperasse uma interação com o usuário aonde ele assinalará ou não aquela opção, pode ser assinalado vários gumps ao mesmo tempo como verdadeiro podendo retornar no final alguma finalidade.
- <Button>: Botão simples.
- <RadioGroup>: É criado uma área para criação de vários Radio Button’s.
- <RadioButton>: São gumps aonde apenas um é assinalado como verdadeiro, podendo retornar no final alguma finalidade.
Esses são alguns dos principais recursos usados no main.xml, mas não é só isso. Dentro de seus recursos podem ser criados aspectos que definiram seu formato, identidade e finalidade dentro do programa, como por exemplo.
android:layout_width=” ” – Largura de seu layout. Por padrão utiliza-se fill_parent ou wrap_content, mas podemos definer valor em ‘dip’.
android:layout_height=” ” – Altura de seu layout. Por padrão utiliza-se fill_parent ou wrap_content, mas podemos definer valor em ‘dip’.
android:id=”@+campo/ex1” – Identificação única do recurso.
android:text=”Digite seu texto aqui.” – Texto definido ao recurso.
android:textColor=”#FF0000” – Cor definido ao recurso.
Estes são apenas alguns recursos utilizados em XML, claro que eles não são os únicos.
Agora, vocês devem estar se perguntando como podemos mesclar JAVA com XML, como um arquivo .java irá ler um arquivo .xml? Essa é a finalidade do arquivo R.java, ele funciona como uma “interface” entre o código Java e o código XML, logo, se eu quiser manipular em tempo de execução um componente via Java, tenho que fazer interface com esse arquivo. Veremos em outros post esta interação.
Espero que tenham entendido a finalidade do main.xml.
Até próximo post...
Nenhum comentário:
Postar um comentário