15 de maio de 2012

EditText com máscara monetária - Android

Uma das facilidades que o android dá é a criação de máscaras para manipularmos entradas que são feitas no EditText. Uma máscara bastante conhecida é a monetária, onde ao inserirmos números é feito uma filtragem para que fique no formado R$0,00.
Ou seja, se digitarmos '1' ficará R$0,01 se digitarmos '2' ficará R$0,12 e se digitarmos '3' ficará R$1,23!

Muito legal né? Mais legal é a implementação.
Tudo que devemos fazer é manipular o método 'addTextChangedListener(TextWatcher listener)'!



Espero que ajude vocês! =)
Abraço.

7 comentários:

  1. Ajudou muiiito! Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo, o melhor e mais orientado a objetos que encontrei parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, mas ainda não deu certo no meu!quando vou alterar o que era R$1,00 ao retornar ele mostra R$0,01. PQ, disso?

    ResponderExcluir
  4. Andreia, teoricamente era para funcionar. Verifica novamente se não esqueceu de colocar algo do código.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Felipe, estou iniciando meus estudos em POO e gostei muito da sua dica. Seria possível você postar o main.xml e o ActivityMain.java para que eu possa visualizar o funcionamento da máscara?

    ResponderExcluir
  6. Não tem segredo, é só criar um main.xml que contenha um EditText e no método onCreate do ActivityMain.java você instanciar o EditText e chamar o método .addOnTextWatcher do próprio EditText.

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo, não consigo implementar, me da um help

    ResponderExcluir