27 de junho de 2011

SQLite para Android - Como utilizar?

Eu não sei vocês, mas acho essa parte de Banco de Dados muito legal. Vou tentar explicar aqui alguns dos comandos mais utilizados em SQLite.

Graças a deus, o Android possui uma facilidade ENORME para quem quer programar em SQLite via Eclipse sem aquelas linguagens "SELECT * FROM ..." e assim vai...

Uma ferramenta que vem me ajudando muito é o SQLiteOpenHelper, um método abstrato que quando herdado será necessário a implementação de dois métodos: 'onCreate' e 'onUpdate' (Não confunda este onCreate com o de Activity! SÃO TOTALMENTE DIFERENTE) e também de um CONSTRUTOR que básicamente só precisaremos passar como parâmetro um CONTEXTO, no caso da Activity que estará solicitando-o. Como o próprio método ja diz, no onCreate iremos CRIAR uma tabela com o comando SQLiteDataBase.execSQL (Executará um comando em linguagem SQLite) no banco de dados que inicializamos no Construtor:

Criado nossa tabela, agora vocês devem estar se perguntando, AONDE IREMOS INSERIR, ATUALIZAR, ANALISAR os dados da tabela? A RESPOSTA É... IREMOS CRIAR MÉTODOS QUE FARÃO O QUE VOCÊ QUER!

inserir():

atualizar(): Para atualizar uma linha específica da tabela no banco de dados devemos utilizar, basicamente, dois métodos: SQLiteDataBase.query() e SQLiteDataBase.update().


listar():

Obs: Lembre-se que utilizamos o método onUpdate quando queremos "atualizar" o BANCO DE DADOS e não as tabelas...

Espero ter ajudado,
Att,
Felipe Bonezi

2 comentários: