17 de junho de 2011

Meu "primeiro" Aplicativo em Android.

Quem aqui nunca teve aquela brilhante idéia de fazer um joguinho e o primeiro que vem a cabeça é o da FORCA? Acho que praticamente todos os aspirantes à programador tentaram fazer este joguinho que convenhamos além de ser educativo é muito legal!

Bem, como eu estava um dia desses em casa fazendo o projeto da faculdade, que por sinal é de FORCA mas em C, então resolvi também faze-lo em Android.

Basicamente foi utilizado duas classes javas herdando de Activity e outra auxiliar que sorteia, esconde e checa a palavra/letra:
1. Activity responsável pelo "MENU".
2. Activity responsável pelo "JOGO".
3. Classe responsável pelas ações do jogo como sorteio, checagem e etc...
Obs: Acho que a pior parte foi fazer uma lista de "Buttons" com seus respectivos valores de nosso alfabeto!

WordSort.class:
Sorteio:

Checar se a letra está na palavra:

Substituir uma posição específica da 'palavra escondida' pela letra:
- Particulamente esta foi a parte que eu tive que dar uma pesquisada, pois em Linguagem C, por exemplo, podemos substituir uma posição de uma String(Vetor de Caracteres) fazendo apenas uma atribuição (string[0] = 'a'), mas em Java, a classe String não possui esta metodologia... Então fui pesquisar e descobri um método da própria classe String na qual transforma ela em um Array de Caracteres, depois foi fácil!

Escondendo as letras das palavras com espaço:

Checando se o jogo terminou:

-
Essa foi uma classe auxiliar para a Activity do Jogo, claro que vocês podem pensar de maneiras mais eficientes... o que não é dificil! :)

O resto é básico do ANDROID mesmo, OnCreate(), onStart(), findViewById(), View's, Relative Layout(XML) e assim vai. Nada complicado...

Resultado final:
-
-
-
-

Ficou básico, mas ta legalzinho, né? :x

Abraços,
Felipe Bonezi

4 comentários:

  1. Felipe...

    tentei reproduzir este seu aplicativo, mas não consegui.... :/

    tem como você me passar o código completo para eu ver onde estou errando??

    valeu!

    ResponderExcluir
  2. Opa Luís,

    O código fonte está em meu notebook antigo... Vou ver se disponibilizo para vocês.
    Qualquer coisa, me cobra por e-mail: felipebonezi@gmail.com

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. cara, não tem como tu me passar esse código?

    ResponderExcluir
  4. Não possuo mais esse projeto, isso eu rápidinho e acabei formatando meu PC.
    Não é dificil de ser desenvolvido.

    Att,

    ResponderExcluir